gallery/quadrado topo

Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, o suicídio é considerado entre as três principais causas de morte de pessoas da faixa etária de 15 aos 44 anos de idade e atualmente é visto como um problema de Saúde Pública. Desta forma, ele é responsável por aproximadamente um milhão de óbitos por ano, correspondendo a 1,4% da totalidade de mortes, assim, a cada 45 segundos na Terra ocorre um suicídio (BOTEGA, 2014).

De acordo com Botega (2014) no ano de 2011 foram registrados 9.852 suicídios no Brasil, sendo que, entre 1998 à 2008 houve um aumento de 33,5% de óbitos por suicídio. Desta maneira, um dos elementos fundamentais para o comportamento suicida e a pratica dele é a ideação suicida. Em estudantes Universitários esta ideação poder acontecer devido a mudança da fase de adolescência para a vida adulta, e também pelas dificuldades enfrentadas na academia (SANTOS et al., 2017).

Contudo, Santos et al. (2017) evidenciou alguns fatores que apresentam relação com a ideação suicida, como a classe econômico, a pratica religioso, a orientação sexual, tentativa de suicídio ou suicídio no contexto familiar e/ou entre amigos, etilismo e sintomas depressivos. Desse modo, as causas relacionadas a ideação suicida no público universitário são as mesmas encontradas na comunidade em geral.

OBJETIVO

Promover um evento onde possa discutir sobre a temática, além de aprimorar as competências multiprofissional de forma significativa, no enfrentamento a este crescente problema de saúde pública. Sendo que, uma das formas de reduzir esse número é promover ações de prevenção e enfrentamento a essas questões.

MÉTODO

A metodologia se dará por meio de um Simpósio que acontecera entre os turnos vespertino e noturno (das 14 às 22 horas) onde terá palestras e mesas-redondas. A organização do evento contará com o apoio da Escola de Ciências e da Saúde e monitores que serão recrutados pela comissão organizadora, estima – se o público alvo de 400 participantes.

 

INSCRIÇÕES

As inscrições serão realizadas online e no stand que será montado na área IV, durante o período de agosto de 2017 até o dia do evento. Será cobrado um valor simbólico de R$ 15,00 (quinze reais) para que possamos arcar com os gastos do evento. O valor da inscrição será permanente durante todo período.

JUSTIFICATIVA

A graduação dos cursos das diversas áreas do conhecimento tem como foco principal a formação de profissionais capacitados capazes de lidar com problemas da realidade profissional, todavia, a informação no meio acadêmico deve ser multiplicada. Desta forma o evento proporcionará aos estudantes, desenvolvimento científico e informacional, além de proporcionar para a comissão organizadora, que será composta por estudantes do curso de Enfermagem e Psicologia, a experiência do trabalho em equipe para construção de um evento cientifico.

CONSIDERAÇÕES

A exposição e discussão acerca do tema possibilitará reflexão sobre a temática, gerando assim, mais discussões sobre questões que precisam ser exploradas. Desta forma, tornará o profissional informado, cujo, será um diferencial em sua rotina acadêmica e profissional.

O Evento